UNIFACEAR produzindo conhecimento científico para Fazenda Rio Grande

Neste último dia 02 de dezembro, um grupo de estudantes do curso de Administração da UNIFACEAR Fazenda Rio Grande realizou a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) junto ao auditório da instituição, oportunidade em que explanaram sobre os importantes resultados alcançados.

O trabalho foi desenvolvido sob o tema “As perspectivas do jovem em relação ao mercado de trabalho em
Fazenda Rio Grande” e durante os estudos foi possível coletar uma base de dados de jovens fazendenses, o que permitiu constatar informações que podem nortear políticas públicas e ações da iniciativa privada em prol da integração do jovem no mercado de trabalho.

Os resultados demostraram que a maioria dos jovens fazendenses acreditam que o estudo é o mais importante caminho para a inserção profissional, bem como que a grande maioria tem interesse em cursar o ensino superior. A maioria dos entrevistados também revelou que acredita no crescimento do mercado de trabalho local e que gostariam muito de trabalhar em Fazenda Rio Grande. Mais especificamente os alunos puderam detectar quais programas sociais de integração ao mercado de trabalho são mais efetivos entre os jovens e que a falta de conhecimento da existência deles acaba sendo um impeditivo para terem um alcance maior.

Participou também dessa apresentação o Coordenador do Conselho Jovem da ACINFAZ, Gustavo Rocha Vedoveli, tendo em vista que esse é um tipo de conhecimento útil para as ações que vem sendo desenvolvidas em sua pasta. Tão logo o Conselho Jovem da ACINFAZ tomou conhecimento dessa pesquisa já passou a acompanhar a evolução dos trabalhos, contribuindo na medida do possível.

O Diretor da UNIFACAER, Prof. Renan Woznaick, ficou muito feliz com os resultados alcançados e reafirmou que a vocação social da faculdade é justamente essa de produzir um conhecimento científico útil para a comunidade em está inserida.

O trabalho, de autoria dos alunos Catarina Daufenbach, Fernanda Aparecida Burkot Polli, Luciano Naumann e Rodnei Lopes de Lima, é de natureza inédita em nossa cidade e vem a coroar a trajetória da primeira turma a se formar em Fazenda Rio Grande no curso de Administração através do ensino presencial, produzindo um conhecimento cientifico que servirá de base para futuras políticas de empregabilidade e desenvolvimento dos jovens em nossa cidade.