ACINFAZ

PROFAZ

O QUE É O PROFAZ?

 

O Programa de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (PROFAZ), é uma iniciativa de mobilização que envolve a sociedade civil organizada e o poder público constituído. Tem como objetivo planejar o desenvolvimento municipal para as próximas décadas, através de um plano estratégico de ações participativas de médio e longo prazo, para garantir a estruturação e a continuidade dos projetos de desenvolvimento de interesse da sociedade.

Atualmente, existe um comitê organizador, composto por membros da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

HISTÓRIA

 

Em 2004, empresários de diversos setores econômicos dirigentes da ACINFAZ, já pensavam em que caminho a cidade deveria trilhar. Um ano depois, foram até Maringá, pois sabiam que aquela cidade estava com um projeto parecido onde estava tendo grande êxito, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). Com esta inspiração, avaliaram a possibilidade de implantação do programa, mas na época não havia recursos disponíveis para contratar uma consultoria técnica para o planejamento, ocasião em que, adiaram a execução do projeto.

Após quase uma década, em 2014, o município de Fazenda Rio Grande apresentou elevado processo de crescimento econômico e populacional. Dessa forma, a gestão 2014/2016 da ACINFAZ, voltou a prospectar sobre o assunto. Só então, no biênio 2016/2018 da diretoria da entidade, decidiu começar o planejamento para o inicio do projeto na cidade de Fazenda Rio Grande, ocasião em que definiu que a ferramenta denominada de PRODEC, materializada pelo SEBRAE, enquadrava-se com a melhor metodologia para a formação da futura ferramenta de desenvolvimento.

Em 2017, os trabalhos foram iniciados, onde, em uma capacitação através de imersão, foram reunidos representantes da ACINFAZ, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, para aprimorar a idéia. Após esse evento, o prefeito municipal encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores, a qual aprovou a lei ordinária nº 1185/2017, que autoriza a Prefeitura a firmar o Termo de Cooperação Técnica, para garantir a efetivação da contratação da consultoria para aplicação da metodologia.

No ano seguinte, foi formalizada a contratação do SEBRAE e dado início aos trabalhos. Houve então, a formação do Comitê Gestor do Programa, composto por membros da ACINFAZ, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Sebrae, onde a finalidade junto aos consultores, era o levantamento de informações, opiniões sobre as dificuldades, necessidades e perspectivas da cidade. Foram selecionadas pessoas de entidades, organizações, membros da sociedade civil e personalidades, que através de entrevistas, contribuíram com informações ao programa.

Ainda em 2018, foi lançado o concurso cultural para a escolha da marca, slogan e o nome definitivo para o programa que já estava em andamento. Participaram alunos dos quintos anos de toda a rede pública e privada das escolas, para desenvolver as idéias. O Comitê Gestor, organizou de modo aberto, para membros da comunidade, um espaço para o selecionamento dos 9 (nove)finalistas, entre as varias centenas que apresentaram e que foram para uma votação aberta, onde a população pode participar das escolhas através da internet.

Após a votação e finalizado o prazo, foram escolhidos por votação popular, 3 (três) alunos, que criaram o nome, a logomarca e o slogan do programa:

Alana da Rosa, da Escola Municipal Alcides Mario Pelanda, criadora do nome do programa – PROFAZ;

Abner Gomes da Silva, da Escola Municipal Generoso Salustiano Barbosa, criador da logomarca;

Daniele Azevedo Lima, da Escola Municipal Deputado Luiz Gabriel Sampaio; criadora do slogan: “FAZENDA RIO GRANDE, O DESENVOLVIMENTO ESTÁ AQUI”

 

CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS

 

No último semestre de 2018, foi realizado no Teatro Municipal, o primeiro evento denominado de Diálogos pelo Desenvolvimento, que é uma metodologia do PROFAZ, ocasião em que foram abordados vários indicadores do município.

Em fevereiro de 2019, aconteceu o segundo encontro Diálogos pelo Desenvolvimento. O evento, ocorreu no Auditório Plaza Fácil ACINFAZ e os temas abordados, foram sobre inovação e desenvolvimento em tecnologia.

Em abril de 2019, o Comitê Organizador do PROFAZ apresentou, em nome das entidades que o compõe, a minuta da Lei de Criação Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande para a apreciação da procuradoria da Câmara de Vereadores. Esse Conselho terá como princípio, a construção e aperfeiçoamento da articulação institucional, sendo o guardião dos projetos de longo prazo da sociedade civil organizada fazendense. O comitê também apresentou a minuta da Lei de Criação Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (FMDI) de Fazenda Rio Grande. Esse será o instrumento que viabilizará a execução das estratégias e projetos propostos pelo PROFAZ.

 

IMERSÃO DE LIDERANÇAS

 

Em mais uma etapa para esses avanços, o PROFAZ realizou nos dia 7,8 e 9 de maio, um novo evento de imersão de lideranças, onde representantes dos órgãos públicos e a sociedade civil local se reuniram. Nesse evento, foi feito o planejamento das diretrizes estratégicas, um processo que proporcionou aos participantes a dedicação total aos objetivos propostos, que é o planejar, preparar e discutir a visão de futuro de Fazenda Rio Grande para os próximos anos.

Também neste evento, aconteceu o lançamento da marca renderizada do PROFAZ, que gentilmente foi executada pelo designer gráfico Gustavo Vedoveli, da Agência Winco, lembrando que foi preservada as características do desenho escolhido, assim como as cores e símbolos definidos pelo aluno. As 3 (três) crianças ganhadoras do concurso cultural, estiveram presentes junto de seus pais, professores e os diretores das escolas, no lançamento da marca, que tornou-se pública. Pronunciaram-se em representação as lideranças presentes, o presidente da ACINFAZ, Gastão Gonchorovski, o prefeito municipal, Márcio Wozniack, o gerente regional do SEBRAE, Joailson Agostinho e o presidente da Câmara Municipal, Julio Theodoro.

Também, foram demonstrados indicadores relevantes a saúde, a educação e a segurança municipal, bem como, gráficos econômicos de desempenho da realidade de Fazenda Rio Grande. As empresas Autopista Planalto Sul, o Grupo Muffato e a NTN Rolamentos, também contribuíram, passando uma visão sobre os seus investimentos no município.

Foram definidos os seguintes eixos estratégicos pelos participantes, sendo: Governança, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Econômico, Organização Social, Infraestrutura, Turismo e Lazer, Sustentabilidade e Meio-Ambiente, Educação e Conhecimento, Saúde, Segurança e Bem estar.  Nessa dinâmica, os integrantes colocaram propostas já existentes que podem ser utilizadas e que precisam de maior atenção e investimento.

Ficou estabelecida pelos presentes, a frase que definiu a Visão de Futuro 2040:

“Fazenda Rio Grande, uma cidade de todos! Sustentável, próspera, referência em conhecimento, inovação e qualidade de vida”

 

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, disse que o encontro foi produtivo ao tratar não apenas das questões locais e emergenciais, mas também de propor ações para o futuro. “É importante pensarmos nossa cidade para o futuro. Estamos em um ritmo muito grande de desenvolvimento e em todas as áreas precisamos pensar, planejar, saber qual Fazenda Rio Grande queremos deixar para nossos filhos”, comentou.

Para o prefeito, a união de todas as lideranças do município são fundamentais para esse crescimento. Ele afirma que existem algumas dificuldades, pois o município tem uma população crescente que não é contabilizada pelo IBGE. “Isso traz uma perda de receita muito grande aos cofres do município, onde precisamos fazer com que esse orçamento chegue e atenda as demandas. É muito difícil”. Ainda concluiu: “Isso tudo para poder dizer aos líderes, prefeitos, vereadores, onde deverão ser aplicados os recursos. Tenho certeza que a cidade será muito bem cuidada, com mais zelo e Fazenda Rio Grande dará um passo muito grande”.

Para o presidente da ACINFAZ, a interação e o envolvimento dos representantes da sociedade civil organizada de Fazenda Rio Grande, será a força motriz para o grande propósito do programa: “ A identificação de diretrizes estratégicas pensadas através da metodologia que o Prodec oferece, resulta em um panorama versátil que envolve as lideranças locais, que se unem com um único propósito, que é construir uma cidade que queremos, através da participação coletiva das pessoas que habitam e trabalham no município de Fazenda Rio Grande”, relatou Gonchorovski.

 

PRÓXIMO PASSO

 

O consultor do SEBRAE, Vinícius Milani, comenta que agora o próximo passo, é o parecer dos procuradores da câmara municipal e da prefeitura, para que o projeto de lei que institui o Conselho de Desenvolvimento, assim como, a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento, seja encaminhado pelo prefeito aos vereadores, para a votação em plenária e que deve ocorrer nas próximas semanas. Milani argumenta: “As próximas fases são as criações das duas leis, além de realizar a posse do conselho na sequencia, para que possam aproveitar, no mínimo, um ano de trabalho do grupo efetivamente com essa direção atual”.