O Desenvolvimento Local – parte I (Edição 99 – Agosto 2016)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Temos nos últimos anos acompanhado um crescimento fantástico em Fazenda Rio Grande. Isto é fato! Visualmente, a evolução de obras públicas e principalmente o tsunami de construções da iniciativa privada no âmbito residencial através do programa Minha Casa Minha Vida deram um destaque para nossa cidade, que nos trouxe benefícios nas áreas do comércio e serviços, aliado à vinda de indústrias que enxergaram os benefícios logísticos que são naturais da região.

No entanto, esta explosão imobiliária acelerada ocasionou a vinda de vários novos cidadãos que agora ganham o título de fazendenses. Com isto, naturalmente, a demanda por serviços públicos aumenta gradativamente e, muitas vezes, organizar e implantar as soluções eficazes para dar o retorno que o cidadão possa ser beneficiado é mais lento e todos nós queremos a contrapartida, em decorrência dos impostos, com os quais contribuímos.

Assim, respeitado o direito da democracia, a ACINFAZ enxergou, há alguns anos, a necessidade de se repensar e planejar o modelo de crescimento de nossa Fazenda Rio Grande. Entendemos que, como empresários e lideranças, não cabe deixarmos esta tarefa somente ao setor público local. Os agentes públicos são eleitos por nós para administrar os recursos e resolver os desafi os diários do cotidiano da cidade. Porém, o planejamento de médio e longo prazo deve ser orientado pela comunidade, pois é ela quem vive o município.

Mas, para que isso aconteça, é necessário que a sociedade esteja organizada nos mais diferentes modelos de instituição, como associações, clubes, igrejas, sindicatos, entre outros grupos, pois, desta forma, teremos legalidade para contribuir e ajustar um modelo de uma cidade que queremos, sempre em sintonia com o prefeito e os vereadores do município. Não há outra forma de se planejar, sem termos um amplo diálogo para a construção de uma agenda de desenvolvimento.

Como não quero cansá-los com a leitura que é muito extensa, porém agradável e necessária, continuarei este assunto na próxima edição.

Aproveito o momento para dizer que este mês é muito importante para o Brasil. As convenções eleitorais para prefeito e vereadores estão ocorrendo no país e, embora estejamos desgostosos com o assunto “política”, não temos como desviar a atenção deste pleito que se aproxima. Assim, tecemos uma Carta Aberta aos munícipes (página 37), sobre uma visão da Casa ao panorama eleitoral. Também neste período, temos a decisão do Senado Federal sobre o processo de impedimento da presidente da República, além das Olimpíadas, que acontecem momentaneamente.

E, finalizando, quero convidá-los para a nossa cerimônia alusiva de posse, que ocorrerá no próximo dia 29 de agosto, onde, além da confraternização com o associado, faremos a assinatura de importantes projetos e termos de parceria que irão contribuir diretamente com nosso desenvolvimento local!

Estamos avançando. Um forte abraço!

[/vc_column_text][vc_column_text]

Gastão Fabiano Gonchorovski

1. [url=http://paydayloansapp.com/]5000 personal loan[/url] [url=http://ussaloans.com/]bad credit personal loans guaranteed approval[/url]