ACINFAZ

Um novo momento para a Fazenda Rio Grande

Foi lançado no dia 19 de novembro, no Jockey Club de Fazenda Rio Grande, o Programa de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande – PROFAZ. No evento, foi dado a posse a plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que foi instituído pela Lei º 1.319/2019 de 24 de outubro. O evento contou com a presença de várias autoridades e lideranças municipais, representantes da sociedade civil e convidados em geral.

Foi um grande momento para a Fazenda Rio Grande, pois o programa permitirá as lideranças organizadas, participarem de um processo de pensar e propor de forma coletiva junto ao Poder Público, as diretrizes da cidade, com uma visão em 2040. Na sequência do evento de posse, houve também a palestra com o jornalista e professor William Waack, âncora da CNN Brasil, com o tema “A conjuntura do Brasil na nova ordem econômica mundial”.

A estruturação do programa, durou cerca de 12 meses, onde participaram do processo, representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), orientada sob a metodologia do Sebrae, denominada de Prodec. Em 2018, foi lançado um Concurso Cultural para a escolha da marca, slogan e o nome definitivo para o programa já em andamento. Participaram alunos dos quintos anos de toda a rede escolha pública e privada para desenvolver as ideias. O Comitê Gestor selecionou 9 finalistas que foram para uma votação onde a população pode participar através da internet.

“Fazenda Rio Grande, o desenvolvimento está aqui”

PREFEITURA

O prefeito municipal, Márcio Wozniack, começou sua fala no evento afirmando que foi um momento histórico para a cidade e sua região metropolitana. “Esse programa deve ser enaltecido pois não é fácil organizar uma cidade inteira, com vários pensadores e opiniões formadas. Uma iniciativa como essa é nova, moderna e saudável”. Ele comenta que os investidores que estão vindo para a cidade querem ter uma paz política, querem planejar seu futuro e encontrar pessoas capacitadas para trabalhar. “O Brasil hoje está em uma ascensão econômica forte, a saída do governo do estado buscando investidores fora do país mostra isso e precisamos de uma segurança de planejamento e mercado, devemos aproveitar esse momento para alavancar a cidade”.

CÂMARA MUNICIPAL

Julio Cesar Theodoro, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, ressaltou o momento importantíssimo vivido durante o evento, pois é a colheita de pequenos momentos iniciais do programa. “É um projeto enquanto nós, entes públicos, temos a responsabilidade de não realizar só um desenvolvimento econômico, mas aproveitar tudo isso para poder dar qualidade de vida para as pessoas”. Julio agradeceu a todos os vereadores que estiveram junto e auxiliaram no processo de aprovação das leis do PROFAZ. “Nós enquanto Câmara Municipal temos a responsabilidade de fiscalizar e cuidar, sempre em prol da população”.

ACINFAZ

Gastão Fabiano Gonchorovski, presidente da ACINFAZ, saudou a todos os presentes e demonstrou a importância que é representar a entidade nesse programa. Ele afirma que o evento foi um momento fundamental pois se iniciou um novo marco que irá transformar as futuras gerações de Fazenda Rio Grande. “É com muita responsabilidade que a ACINFAZ se envolveu nesse projeto. Foram muitas conversas e adversidades, mas nós conseguimos equacionar esse ambiente e fazer com que acontecesse um bom diálogo entre a sociedade organizada e poder público”, disse. 

SEBRAE

Luiz Rolim de Moura, Coordenador Estadual do Comércio, Varejo e Franquias do Sebrae PR, afirma que ao ver o nome Fazenda Rio Grande sempre se lembra da essência do Sebrae, que é o desenvolvimento. “Daqui alguns anos, as crianças de hoje irão olhar as fotos desse dia e terão orgulho das pessoas que estão aqui pensando no futuro delas”. Ele comenta que os 25 membros do conselho entraram para a história. “Esse momento de hoje tem um valor inestimável para a história e o Sebrae tem orgulho de fazer parte desse sonho”, finalizou ele.

Vinícius Milani, consultor do Sebrae, contou a trajetória do PROFAZ desde o início. “Fizemos mais de 50 reuniões durante 14 meses, semanal ou quinzenalmente, foi um trabalho bastante árduo e dificultoso, mas extremamente prazeroso”. Ele contou que foram realizadas mais de 60 entrevistas com as lideranças de toda a sociedade, trabalharam com o Comitê Gestor e fizeram o concurso cultural com as crianças da rede municipal.

Milani também comenta sobre a elaboração do planejamento estratégico, com as lideranças criaram a visão de futuro com as 9 diretrizes e as câmaras técnicas que serão instituídas. “A responsabilidade do conselho é zelar pelo futuro do município e fazer um planejamento a longo prazo. Toda essa estrutura foi feita pois virão outros prefeitos, outros vereadores e empresários, mas quem representa no conselho é a entidade ou o setor, não a pessoa”.

GOVERNO DO ESTADO

Guilherme de Castro, representando o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, cumprimentou a todos da mesa e também, em nome da primeira dama, Cíntia Wozniack, à todas as mulheres presentes. “Um ambiente onde tem uma grande maioria de mulheres, tem tudo para ser um ambiente produtivo, em que se trabalha com amor e com pureza de espírito”. Ele também parabenizou o poder público pela iniciativa que se une ao poder privado. “Quando reunimos esses poderes, a sociedade civil organizada e entidades produtivas, temos tudo para ter um programa que tenha eficácia em seu objetivo”, comentou.

Ele fala sobre a esperança de que as 25 pessoas representadas tenham o melhor objetivo e intenção, que possam ajudar para que Fazenda Rio Grande seja cada vez maior. O representante comentou também que o governador estava em outros países buscando investimento, apresentando o Dia do Paraná na Europa. “Ele tem procurado investimentos, pois não existe desenvolvimento sem geração de renda e emprego”. Por fim, trouxe um abraço do governador em exercício, Darci Piana.

Visão 2040: “Fazenda Rio Grande, uma cidade de todos! Sustentável, próspera, referência em conhecimento, inovação e qualidade de vida”

– Confira a seguir, os nomes que comporão a Plenária, que será dirigida pelo Comitê Gestor:

Pela Prefeitura Municipal
Marcio Claudio Wozniack (prefeito); Rejomar Lopes de Andrade; José Roberto Zanchi; Irani Aparecida Santos; Alexandre Jankovski Botto de Barros.

Pela Câmara Municipal
Julio Cesar Theodoro (vereador); Paulo Eduardo dos Santos (vereador); Marco Antonio Marcondes Silva (vereador) e Daisy da Silva Santos.

Pela ACINFAZ
Gastão Fabiano Gonchorovski; Haroldo Isaak; Delmira de Lourdes Ramos; Joraci Boza, e Amarildo Boiko.

Pelo SEBRAE
Vinicius Milani

Dos Setores
Construção Civil: Tiago Henrique Wandscheer;
Saúde: Marcelo de Almeida Costa;
Escolas Particulares: Ariane Quirino;
Transporte: Marcio Roseguini;
Serviços: Eudes Brás Moreira;
Ensino Superior: Rodrigo Berté;
Indústria: Conrado Cesar Carelli;
Comércio: Odair José dos Santos;
Trabalhadores: Gilson Drohomeschi;
Agronegócio: Mário Donizete da Silva.

– O Comitê Gestor, será composto pelos seguintes nomes da Plenária:
Presidente: Gastão Fabiano Gonchorovski
Vice presidentes: Rejomar Lopes de Andrade; Delmira de Lourdes Ramos; José Roberto Zanchi, e; Daisy da Silva Santos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]