SOCIEDADE ORGANIZADA PROPÕE CONCEITO DE MELHORIA PARA O TRÂNSITO DE FAZENDA RIO GRANDE

Por Comunicação ACINFAZ – 31/05/2021 – 15h35min

Em audiência ocorrida nesta sexta-feira (28) com o governador do Paraná, Ratinho Junior, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACINFAZ), Gastão Gonchorovski que também preside o Conselho de Desenvolvimento Econômico (PROFAZ), acompanhado do prefeito municipal, Nassib Hammad e do deputado federal, Antonio Wandscheer, juntamente com os diretores da entidade, Haroldo Isaak e Delmira Ramos, em conjunto com outras lideranças locais, apresentaram um novo conceito de mobilidade urbana para Fazenda Rio Grande – a extensão da Linha Verde Sul até o município.

Por solicitação da ACINFAZ, o deputado federal Antonio Wandscheer, articulou esta importante agenda com o governador Ratinho Junior, que deu ciência neste conceito e assinou o Termo de Compromisso a submissão da inscrição da Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável por meio de um programa de cooperação entre instituições financeiras e o Ministério de Desenvolvimento Regional. A inscrição para a chamada pública foi feita através da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Este conceito já apresentado na semana anterior ao presidente da Comec, Gilson Santos e agora de conhecimento do governador, foi elaborado pelo Comitê Gestor do PROFAZ com o apoio da ACINFAZ, que levado a concordância do prefeito municipal, Nassib Hammad, entendeu a proposta como de interesse ao município. Cabe ainda, se aprovado, todo um detalhamento técnico e jurídico através de um projeto executivo.

 

A iniciativa em apresentar este conceito, partiu das estruturações do PROFAZ, que baseado em sua visão de futuro para 2040, vem monitorando desafios estruturais do município e que impactam diretamente o desenvolvimento econômico local. A mobilidade urbana é um tema constante na pauta de discussões do Conselho e também da ACINFAZ, ocasião em que este trabalho apresentado, vem sendo dialogado com frequência nos últimos 18 meses.

De acordo com o presidente da ACINFAZ e também do PROFAZ, Gastão Gonchorovski, é papel da sociedade pensar estratégias de médio e longo prazo para a cidade. “Propor melhorias na infraestrutura do município e planejar o crescimento da cidade, deve sim, ser o papel da sociedade organizada em conjunto com o poder público. Esta é uma proposta que veio da sociedade organizada para o ente público, ocasião em que acreditamos em sua solidez”, comenta Gonchorovski.

Para Haroldo Isaak, vice presidente da ACINFAZ e diretor do Comitê Gestor do PROFAZ, que idealizou a proposta e coordenou o trabalho, este conceito apresentado partiu da preocupação com os desafios da cidade. “O crescimento demográfico local, a mobilidade urbana e as dificuldades de transposição dos lados da rodovia que corta o município, nos despertou a iniciativa de propor este modelo conceitual ao poder público, que tem o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida do cidadão”, finalizou Isaak.

Tambem estiveram presentes, o vice prefeito Marco Marcondes, os secretários, Tiago Wandscheer do Desenvolvimento Econômico e Lanes Prates do Planejamento Urbano e também, Alisson Wandscheer.

Previous
Next
PUBLICIDADE