ACINFAZ

Ele está chegando

O Natal está chegando, sua empresa já está preparada?

Com a proximidade do fim do ano, os comércios e as organizações, começam a se preparar para a tão esperada época de Natal. Tradicionalmente, existe uma expectativa para essa data tão marcada, devido ao momento de troca de presentes entre as pessoas e confraternizações, refletindo no aumento de vendas. Por esse motivo, a ACINFAZ manteve contato com seus parceiros, afim de saber sobre as suas expectativas e preparativos. Também buscou junto a especialistas, dicas e inspirações a respeito do Natal 2019.

Preparativos e expectativas

Confira abaixo o que disse associados e parceiros sobre o final de ano.

Jolies Modas

Anderson dos Santos Borges, gerente comercial da loja Jolies Modas, diz que tem boas expectativas quanto ao aumento de vendas.

Estão preparando um plano de marketing presencial. “A ação será de estratégia comercial. Mas, uma ação beneficente para esse Natal ainda não planejamos”. Afirma que a importância desses preparativos é ajudar a realizar sonhos, fornecendo oportunidades aos cliente comprarem presentes fortalecendo o laço do amor e família.

 

Empório da Gulla

Junior Bianor Ishii, criador da rede Empório da Gulla, afirma que no decorrer de 11 anos de empresa, sempre foram otimistas o ano todo, não apenas no Natal, buscando o melhor para se manter competitivo perante aos concorrentes.

Junior afirma que são grandes parceiros da campanha de Natal da ACINFAZ e que aquece muito o mercado, conquistam e fidelizam novos clientes. Comenta que no fim de ano já existe um diferencial nas vendas, acrescentando algumas ações diferenciadas, que com certeza agregam ainda mais nas vendas. “Somos pioneiros na cidade e ficamos muito felizes com o crescimento e desenvolvimento, pois é daqui que vem o sustento da nossa família”.

 

Lojas Maringá

Alexandre Tramontina Gravena, proprietário das Lojas Maringá, fala que as expectativas são as melhores. “Estamos ansiosos, essa época de final de ano traz consigo muita luz e alegria às pessoas e é nesse espírito que nós da Maringá entraremos”.

Gravena afirma que farão uma ação conjunta com o comércio de Fazenda Rio Grande, através da ACINFAZ, parceria já duradoura e de muito sucesso. “É importante para o consumidor, pois ganha opções, variedade e muitas promoções. É importante para o comércio que, unido, consegue se fortalecer à fim de satisfazer as necessidades e vontades de seu cliente”.

 

Supermercado Recanto

Luis Araujo, diretor comercial do Supermercado Recanto, afirma que mesmo tendo em vista a grande concorrência que está na cidade, as expectativas são ótimas, pois todos os anos trabalham para agradar os clientes na padaria, açougue, hortifruti, etc.

Comenta que estão planejando a chegada do papai noel nas lojas, a oferta de preços ótimos, assegurar a qualidade de produtos e outras ações. “Os planos são importantes para nos aproximar ainda mais dos nossos clientes e assim, satisfazê-los em todos os seus requisitos”.

 

Leblon

O Grupo Leblon, composto pelas empresas de transporte urbano e metropolitano, Viação Nobel e Leblon Transporte, pioneiras em Fazenda Rio Grande, lançará neste ano uma edição do que já foi uma tradição, o “Ônibus Natalino”.

Ele rodará nos bairros da cidade entre os dias 09 e 20 de dezembro entre 19:00 e 21:30 horas, levando a mensagem do nascimento de Jesus e o espírito de fraternidade. Levará também alegria, música e luz, acompanhado de balas para as crianças e famílias.

“Com o intuito de nos inspirar ainda mais aos sentimentos que permeiam os corações nessa época e contribuir com o brilho que a nossa cidade já reflete. Está sendo feito um estudo, junto com a ACINFAZ, de como serão feitos os procedimentos para as pessoas andarem no ônibus. Essa decisão ainda depende de alguns fatores, porém torcemos para que tenhamos como viver essa experiência, proporcionando mais essa alegria aos cidadãos” – Grupo Leblon.

 

Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande

Diego Gouveia, secretário municipal de Cultura e Turismo, diz que esse ano, o objetivo do Município é inovar na programação do Natal Luz. Pretendem oportunizar às famílias fazendenses novos espaços de confraternização e lazer. “Vamos criar um ambiente para atrair famílias até a Fazenda Rio Grande, para que conheçam nossa cidade e invistam aqui”.

Gouveia afirma que o evento Natal Luz já é tradição na cidade e que esse ano passou a fazer parte do mapa turístico brasileiro. “Queremos usar esse fator de atrativo para potencializar ainda mais a economia do município”. Diego afirma que buscaram desenvolver diversas ações em parcerias com iniciativas privadas, para que possam fortalecer o desenvolvimento do município.

De acordo com o secretário, a cidade contará com diversas apresentações culturais no final do ano, como espetáculos, shows e feiras gastronômicas. “A programação será ampliada para diversos lugares da cidade, não se limitando apenas na Praça Brasil, mas também no Centro Multieventos e Parque Verde”. A secretaria está em busca de ainda mais atrativos culturais, assim como a capital, para aumentar o turismo da cidade.

Especialistas

A ACINFAZ consultou especialistas para dicas e inspirações

 

Ronildo Manoel

Ronildo Manoel, perito em finanças e consultor de reestruturação empresarial, dá algumas dicas para melhorar as vendas na época de Natal. Diz que é importante que a empresa esteja preparada para melhor rservir o ano inteiro, sendo empática e prestando ótimos serviços possíveis. “Assim, quando chegar próximo às datas comemorativas, tudo sairá mais naturalmente, em especial se o comerciante já está cercado com as melhores pessoas e vendedores”. Afirma que as empresas devem aproveitar o Natal e outras datas comemorativas, investindo nas redes sociais e nas pessoas, “Com certeza o retorno financeiro será grande, crescente e constante”.

Dicas:

– Investir mais nas redes sociais, no marketing digital, focado nas famílias da região, fornecendo serviços e produtos melhores daqueles comercializados no ano em curso;

– Criar algumas surpresas para o cliente, como participação de sorteios especiais de Natal;

– Fazer entregas em domicílio, após cadastro dos clientes, com algum “presente”, ou uma gentiliza;

– Certificar-se das necessidades dos clientes, o que se torna uma excelente arma para reter durante o próximo ano. É necessário que os comerciantes comecem a conhecer melhor seus clientes, tendo cadastros detalhados, por exemplo, data de aniversário, data de casamento, etc.

 

“As maiores inspirações só surgem se os comerciantes já estiverem fazendo “parte” da vida do cliente; se os conhecerem. Se assim for, grandes inspirações podem ser dos maiores empresários do mundo, como Warren Buffet, Jeff Bezos, Walt Disney, etc”, disse Ronildo.

 

– Jamais persistir no erro, mas nunca ter medo de errar;

– Ter plano estratégico escrito e seguir à linha dia após dia;

– Seja um comerciante que faz o que promete, isto irá criar algum destaque entre os clientes e na comunidade em que vive;

– Faça vendas pessoais, ou seja, quando for um grande cliente ou um cliente especial, vá vender você mesmo;

– Cerque-se com as melhores pessoas e com os melhores vendedores;

–  Por fim, apesar do planejamento e estratégia poder salvar uma empresa do caos financeiro, não “planeje demais”, contudo faça o que planejou da melhor forma, envolvendo sua melhor equipe, dando-lhe premiações e incentivos.

 

Círio da Silva

Círio da Silva, professor especializado na área mercadológica, comentou: “Fim de ano, foco nas vendas e na satisfação do cliente. Na decisão de compras, pesam mais serviços e relacionamento, do que mercadorias. Produtos, todas as empresas vendem, serviços e relacionamento acompanhado com sorriso, apenas as vencedoras. Continuem preparando o seu time (pessoal de linha de frente com o cliente)”.

 

Leandro Krug

Leandro Krug, palestrante e consultor especialista em franquias, afirma que os varejos que mais podem se beneficiar do Natal são aqueles que possuem bens de consumo. Exemplo: lojas de vestuário, calçados, acessórios, varejos que vendem chocolate, lojas de pequenas ferramentas, decoração, cosméticos, perfumarias, etc. “Algumas empresas de serviço também conseguem se beneficiar, como por exemplo, os salões de beleza, clínicas de estética e massagens, que também podem ser dados como presentes. Estabelecimentos como restaurantes e lanchonete, podem fazer promoções atreladas a essa data comemorativa”.

Para Krug, as empresas que vendem produtos podem fazer uma decoração de vitrine provocativa, que se adeque e traga o espírito simbólico do Natal. Isso para que a venda não seja apenas de um produto que tenha uma funcionalidade, mas que tenha o simbolismo que causa impacto de felicidade e gratidão na pessoa que vai comprá-lo. “Uma boa vitrine, ambientação e a utilização de músicas que remetam a essa época, auxiliam bastante”, comentou ele.

O consultor ressalta um ponto importante, as condições de pagamento. “O varejista que trabalha com bens de consumo, cujo o valor é acima de três dígitos, quanto maior a capacidade de parcelamento, mais competitiva a sua oferta estará neste momento adequado”.

Outra questão de importância para o varejo na época de Natal, é treinar a equipe que vai atuar no ponto de venda. “Existem vendedores que poderiam vender muito mais do que o normal, mas pelo fato de não estarem bem treinados, não oferecem mais e os melhores produtos por subestimar a capacidade de renda do cliente. Além de não saber argumentar ou mesmo, não conhecer com detalhes os benefícios de cada produto”.

Leandro comenta: “É importante que a empresa tenha uma promoção chamariz, que seja um apelo para que o consumidor visite a loja”. Além disso, o consultor reforça que é muito importante que o empreendedor não ignore o impacto das mídias sociais. “Deve utilizar postagens no instagram, utilização dos stories. Durante o período de Natal, é fundamental que todos os dias tenham postagens para levar o clima de natal, não apenas para quem entra na loja, mas para quem segue a loja nas mídias sociais”, finalizou ele.

 

Ana Lúcia

“Empresário, vista a sandália do cliente e sinta onde está sua dor, seu desejo e vislumbre todas as oportunidades”, foi o que disse Ana Lúcia Silva de Oliveira, consultora credenciada ao Sebrae. Ela dá algumas dicas para que as vendas no Natal sejam melhores. “É a data mais importante em termos comerciais e possui muita representatividade emotiva. As pessoas buscam materializar toda a simbologia da união, da confraternização e da família. Todas as datas comerciais tem sua importância e devem ser trabalhadas pelo comércio, buscando o engajamento da equipe e dos clientes”.

Dicas:

– Façam compras inteligentes, produtos variados, com boa qualidade;

– Dediquem o melhor do seu tempo a treinar e a capacitar suas equipes buscando a excelência no atendimento aos clientes;

– Deixem as vitrines e a disposição dos produtos para que suas lojas sejam atraentes e organizadas;

– Encantem os olhos e convidem o cliente a entrar no seu comércio;

– Organizem a loja, facilite a circulação dos clientes no interior;

A maior inspiração tem que ser, obrigatoriamente, o desejo do cliente. A sua dor tem que ser o guia atuação de todo comércio.

 

ACINFAZ

A ACINFAZ também está se preparando para o Natal 2019. Foi dado início nos preparativos para a campanha de Natal Sonho Dourado e os empresários estão aderindo a essa iniciativa que acontece há anos na cidade. Serão sorteados diversos prêmios, sendo o principal um Renault Kwid zero km e diversos vales-compras. A campanha começa no mês de novembro e os empresários ainda têm tempo de fazer parte.

No programa Terça Mais, encontro semanal dos associados da ACINFAZ para conhecimento, networking e pertencimento, também contará com uma programação específica para o Natal. Haverá uma palestra com o tema “Arte de vender no Natal”, com Amauri Crozariolli, que acontecerá no dia 29 de outubro, às 20h, na sede da ACINFAZ. Os ingressos são limitados, adquirida antecipadamente na Associação ou no site.

 

Contato: (41) 3627-1958

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