É hora de sair do senso comum, inovar e quebrar paradigmas (Edição 117 – Fevereiro 2018)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O senso comum é o modo de pensar das pessoas, em sua maioria, sendo tido como noções comumente admitidas pelos indivíduos. E em nossas empresas, temos, na maioria das vezes, este “método” de seguirmos o padrão itinerário, o que nos torna, muitas vezes, reféns do modismo ou do continuísmo, deixando de inovar no ambiente empresarial.

Com as tempestades econômicas ocorridas de 2014 até agora, muitos empresários deixaram de agir e de investir, pois estávamos em um cenário obscuro e sem ver se conseguiríamos retomar o crescimento, voltar a gerar empregos e, consequentemente, gerar divisas ao nosso país. Com isto, vimos um continuísmo do chamado “vamos esperar para ver o que vai dar”, ou ainda, “se o meu concorrente não está fazendo, também não vou fazer”. Assim, deixamos de inovar e não quebramos paradigmas.

Porém, vimos vários empresários, de vários portes, setores e segmentos, que conseguiram se sobressair, mesmo diante da crise instalada no último triênio. E isto foi fundamental, pois deixaram de aplicar ou surfar no denominado senso comum. Empresas que cresceram, buscaram novos mercados, mudaram hábitos e horários, remodelaram sistemas, entre outras ações. Transformaram um ambiente nada favorável em um novo conceito para obter o crescimento em seu faturamento.

Hoje, mais do que nunca, é necessário manter uma plataforma de inovação dentro do ambiente empresarial. Assim como existem os departamentos financeiro, administrativo, de marketing, comercial, entre outros, o departamento de inovação deve ser uma constante no meio corporativo privado e também no setor público.

Tomamos isto como tarefa de casa para a ACINFAZ, pois vimos que para sermos respeitados, ouvidos e estarmos inseridos no dia a dia das empresas associadas, sendo uma referência para a nossa cidade, vimos a necessidade de “multiflexibilizar” os padrões, sejam eles de atendimento, no oferecimento de produtos e serviços, bem como a forma de dialogar com outras instituições e poderes, para obter este crescimento. E hoje, já somos reconhecidos como uma das associações comerciais mais atuantes de nosso sistema estadual.

É notado que em todos os dias nos deparamos com situações adversas, de boas intensidades e de não tão boas. Porém, é necessário avançar para manter o equilíbrio de nossas organizações, a manutenção dos empregos e o relacionamento com a sociedade. Mas, para que tenhamos êxito nesta jornada, mais do que nunca, sair do senso comum, inovar e quebrar paradigmas, torna-se uma fórmula necessária para o ambiente corporativo.

O ano de 2018 já começou há algumas semanas. Seguimos construindo um futuro propício para a melhoria de nosso município, estado e país!

Continuamos firmes, obstinados e avançando ainda mais!

[/vc_column_text][vc_column_text]

Gastão Fabiano Gonchorovski