Câmara da Indústria realiza primeiro encontro do ano

Na última terça-feira, 31 de janeiro, foi realizado o terceiro encontro da Câmara Setorial da Indústria, na sede da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ). O principal assunto debatido na reunião foi a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre medidas de segurança e higiene do trabalho na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos.

Segundo o coordenador da câmara, Willian Shinoki, o tema foi levantado na última reunião do grupo, realizada no final do ano passado. “É um assunto que surgiu há alguns anos e sempre gerou muita discussão”, diz Shinoki, acrescentando que a normativa já sofreu alterações com o passar dos anos e é motivo de dúvidas recorrentes.

Em função disso, os engenheiros do SENAI, Bruno Caruso Bilbao Adad e Julio Cesar Doneda, foram convidados para a reunião e fizeram uma apresentação denominada “A NR-12 e seu impacto na indústria”. A ideia foi levar conhecimento e sanar questões dos presentes sobre o assunto, tão presente no cotidiano industrial. “As empresas estão preocupadas em cumprir a lei”, comenta o coordenador.

Regimento interno

No encontro, foi aprovado o regimento interno da Câmara Setorial da Indústria. Assim, Willian Shinoki, da Antex, foi indicado oficialmente como coordenador do grupo, enquanto Aroldo Bueno, da ARB, assumiu a função de vice-coordenador.

Participantes

As empresas que participaram do encontro foram: Antex, ARB, Basefort, Ciabrink, Coopercard, Doces Princesa, Ekofaz Portas, Eurovetro, Hamaya do Brasil, Imbrasfama, Leão Alimentos e Bebidas, Meco Madeiras, Metalúrgica FRG, NTN-SNR, Plastilit, Senai e Sumitomo.