ACINFAZ visita Observatório Social do Brasil

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3751″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) acompanharam Gastão Fabiano Gonchorovski, presidente, em uma visita à sede do Observatório Social do Brasil, nas dependências da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), no dia 18 de novembro. O intuito foi conhecer a dinâmica do projeto e verificar a possibilidade de criação de uma unidade do mesmo em Fazenda Rio Grande.

O Observatório Social é uma rede de organizações que une entidades representativas da sociedade civil, de forma voluntária, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública através do acompanhamento de processos de licitações municipais. “Quanto maior o número de envolvidos, maior o sucesso do projeto, que existe com o propósito de contribuir com a eficiência da gestão pública através do monitoramento das compras públicas”, explica Roni Enara Rodrigues, diretora executiva do Observatório, que recebeu a equipe da ACINFAZ com Letícia Cardoso, secretária executiva.

A diretora destaca que trata-se de um trabalho preventivo e orientativo, ou seja, não tem necessariamente um caráter fiscalizador. Segundo Roni, a estruturação da unidade fazendense é de grande valia e bastante viável. Para começar, é necessário convocar e reunir a sociedade civil organizada para uma palestra, para que todos entendam a essência do projeto. Após formada uma comissão especial, é dado início ao processo de instalação. Após isso, basta levantar os recursos mantenedores com voluntários que acreditem na causa e começar os trabalhos.

Os representantes da ACINFAZ que participaram deste encontro foram: Gastão Gonchorovski (presidente), Antonio Siderlei Baldan (coordenador do Conselho Superior), Delmira Ramos (diretora administrativa adjunta), Vera Alice Porfírio (coordenadora da Câmara Setorial de Advogados), Renata Letícia Doná (secretária da Câmara Setorial de Advogados) e Giulianno Andrade Gomes (gerente).