ACINFAZ

ACINFAZ de A a Z

[vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Entenda mais sobre a atuação da ACINFAZ e por que ser associado” font_container=”tag:h2|text_align:center”][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1451912129406{margin-top: 20px !important;border-top-width: 20px !important;padding-top: 20px !important;}”][vc_column][rd_line color=”#d8d8d8″ use_icon=”yes” icon_size=”10″ icon_pos=”center” width=”50″ line_pos=”center” icon=”ty2-sun”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]O COMEÇO

A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande, a ACINFAZ, foi fundada em março de 1993, com o objetivo de representar e defender os interesses e necessidades dos empresários. A entidade é uma união da classe empresarial e não pertence aos órgãos governamentais (prefeitura, governo do estado e federal). É dirigida pelos próprios associados, eleitos em uma gestão que tem duração de dois anos. O mandato é formado por Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Colégio de ex-presidentes.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text font_size=”18″]Para resgatar um pouco da história da ACINFAZ, entrevistamos o ex-presidente João Valdir Falat, que é também um dos fundadores da entidade.

Falat conta que para criar a entidade em 1993 foi necessário a agilidade do primeiro presidente, Antônio Siderlei Baldan. “Ele realizou todo o processo necessário e registrou os documentos para a filiação à FACIAP – Federação das Associações Comerciais do Paraná. Naquela época, houve a tentativa da criação uma segunda associação, mas devido a rapidez do Baldan, a ACINFAZ foi constituída”. Valdir comenta que nas primeiras reuniões, foi convidado para integrar a gestão da Associação e a fim do mandato do Baldan, assumiu a presidência. “Na época, tínhamos menos de 20 associados e grandes dificuldades de manter a Associação, pois haviam perseguições e resistências de órgãos governamentais. Assumi a CACIASPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais da Região Leste do Paraná – que naquela oportunidade havia 25 associações e também assumi a vice-presidência na Federação”.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”7913″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text font_size=”18″]Segundo Falat, no começo a entidade oferecia basicamente as consultas do SCPC e atuava para trazer a Junta Comercial para dentro da Associação. “O governo do Estado tinha um certo receio em abrir um escritório que não fosse comandado por eles. Esse processo durou um bom tempo”. Comenta que havia alguns cursos do Sebrae e participaram de cursos de formação de líderes empresariais.

“A principal diferença da ACINFAZ entre 1993 e agora é o crescimento do município”. O ex-presidente explica que na época não existia mais que 100 empresas na cidade e a população não superava cinco mil habitantes. “De maneira coletiva, a Associação gera a possibilidade de buscarmos benefícios, que individualmente é mais difícil de conseguir. Mas, as pessoas precisam se desprover do individualismo e esse é um problema muito sério, é preciso pensar em conjunto”.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]Todos os presidentes da entidade foram importantes e contribuíram para a evolução da Associação. Ao todo, passaram pelo comando nove presidentes, sendo eles Antônio Siderlei Baldan (1993-1995), João Valdir Falat (1995-1998), Marcos Antonio Nichele (1998-2000), Gastão Fabiano Gonchorovski (2000-2002-2004), Conrado Cesar Carelli (2004-2006), Amarildo Boiko (2006-2008), Eudes Braz Moreira (2008-2010), João Antonio Munaro (2010-2012-2014) e Ferdinando Ércoli (2014-2016).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]Atualmente, a ACINFAZ é presidida pelo empresário Gastão Fabiano Gonchorovski (2016-2018-2020), que junto a quarenta outros empresários e profissionais, administram a Associação. Os cargos são distribuídos em diretorias, conselhos e coordenações, onde forma-se a gestão da entidade. Todos ocupam cargo voluntário e nada recebem financeiramente para exercer a função.

A entidade acompanha o avanço do jovem município que é um local de oportunidades e negócios. Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, às margens da rodovia BR-116, tem apresentado um forte crescimento populacional, fator que contribui com o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços.

 

MISSÃO

A entidade está apoiada em três pilares: a prestação de serviços (1), a promoção do associativismo (2) e a atuação voltada para o desenvolvimento econômico do município (3). Com essa missão, a ACINFAZ promove diversas ações e desenvolve parcerias com o objetivo de atender empresas dos mais variados portes e segmentos, tanto no mercado fazendense, quanto na região.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”7917″ img_size=”large”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]

01. Prestação de serviços

A Associação dispõe de soluções estratégicas para aumentar a competividade dos associados, através de ferramentas e convênios que fortalecem as empresas. Confira quais são:

  • SCPC e SERASA – Consultas com diversas informações que aumentam a segurança da empresa na hora de conceder crédito aos clientes.
  • Sistemas de notas fiscais eletrônica – Substitui o modelo de nota de papel, não requer instalação e pode ser acessado de qualquer computador. Além da emissão, o sistema também armazena e faz a comunicação com a Secretaria da Fazenda
  • Certificado digital – É um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica e pode fazer transações online com garantia de autenticidade, com toda proteção das informações trocadas.
  • Campanha de Natal – Tem como objetivo incentivar os consumidores a comprar no comércio local, através sorteios de prêmios.
  • Cursos e palestras – Tem a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos, os negócios e os serviços prestados pelas empresas do município e região. O objetivo é preparar e capacitar empresários, colaboradores e empreendedores nas várias áreas de atuação.
  • ACINFAZ crédito – Empréstimo de recursos financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Valores disponíveis de R$ 1 mil até R$ 1,5 milhão, com a finalidade de alavancar os negócios.
  • Junta Comercial – É o órgão responsável pelo registro de empresas no Estado. Analisa a documentação que dá personalidade jurídica às empresas, para que possam atuar legalmente dentro de determinado segmento.
  • Comércio exterior – O objetivo é auxiliar as empresas em toda a negociação no comércio internacional. Emite o certificado de origem, declarações, traduções e demais soluções para empresários que tem o interesse de buscar um mercado fora do país.
  • Recuperação tributária Pelo programa de Recuperação de Crédito tributário, a ACINFAZ propôs ações judiciais em favor de seus associados que possibilitará a recuperação de contribuições do PIS e da COFINS (exclusão do ISS e do ICMS de sua base de cálculo), recuperação de IRPJ e CSLL (exclusão do ISS e do ICMS de sua base de cálculo), recuperação de tributos pagos sobre a folha de salário (INSS 20%, RAT), recuperação de ICMS da conta de energia elétrica e recuperação do FGTS 10% pagos na demissão sem justa causa. As ações judiciais estão em tramite, tão logo seja obtido êxito informaremos os associados dos benefícios obtidos.
  • Locação de salas – Oferece espaços para locação com capacidade de 25 até 125 pessoas. Disponibiliza um auditório e salas de reunião.
  • Pesquisas cadastrais – Localiza clientes, qualifica dados e obter diversas informações cadastrais e comportamentais de pessoas físicas e jurídicas.
  • Cartões alimentação e refeição – Tem parceria com a Cooper Card, com a finalidade de ofertar cartões para funcionários, que visam atender as exigências legais.
  • Revista ACINFAZ – É um informativo impresso e de distribuição gratuita. Contém notícias e temas a respeito das atividades promovidas pela Associação. Também conta com espaços para associados e instituições parceiras.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]

02. Promoção do associativismo

Associativismo é a iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de organizações ou pessoas com o objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios econômicos sociais, científicos, culturais ou políticos. O associativismo revela a crença de que juntos é possível encontrar soluções melhores para os desafios e conflitos que a vida em sociedade apresenta, o famoso “junto somos mais fortes”. A entidade busca defender e representar o setor empresarial da cidade, escutando e captando as demandas dos associados e levando até os órgãos responsáveis. Isso para que os problemas possam ser solucionados, trazendo ajuda para o melhor funcionamento das empresas.

A ACINFAZ participa de uma rede associativista muito forte no Brasil, com abrangência nacional, estadual e regional. No âmbito federal, existe a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que está presente em mais de 2 mil municípios. Na esfera estadual, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) congrega aproximadamente 300 associações. Com abrangência regional, conta com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná (CACILESTE), formada por 26 associações.

Para as empresas avançarem e se tornarem mais eficientes, a união dos empresários um dos caminhos. Por isso a ACINFAZ criou câmaras setoriais e conselhos, promove reuniões, debates, encontros e ações. Para reunir os empresários, a associação atua como mediador social e interage com vários atores da sociedade.

A Associação aposta na força do coletivo, na importância da mobilização, na legitimidade de se associar para construir uma economia forte e uma cidade melhor. Confira as ações relacionadas ao associativismo:

  • Câmaras Setoriais – Tem o objetivo de aproximar empresas do mesmo segmento, promovendo união e desenvolvendo soluções conjuntas para problemas comuns. Realiza encontros, ações e eventos, permitindo a troca de experiências entre os participantes. Contribui com o desenvolvimento empresarial, tanto do setor reunido, como da economia local.
  • Conselhos Municipais – Membros da ACINFAZ integram diversos conselhos municipais, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande, do Trabalho, do Meio Ambiente, de Segurança, etc. Dispõe também, espaços para encontros de alguns conselhos.
  • Eventos – Constantemente reúne a classe empresarial através de cerimônias, festividades, solenidades, etc. Alguns exemplos dos eventos realizados são a cerimônia de posse, aniversários da entidade, feiras, inaugurações de espaços, apresentação programas, etc.
  • Reuniões – Quando surge a necessidade de discutir assuntos de interesse da classe empresarial, a ACINFAZ está à disposição para promover encontros.
  • Terça Mais – Projeto que acontece toda terça-feira, no auditório ACINFAZ, voltado para associados e não associados. Serve para oferecer conhecimento, proporcionar um momento de relacionamento, troca de informações e experiências. Faz com que o associado tenha uma maior integração com a entidade.
  • ACINFAZ Jovem – É um conselho formado por jovens empresários associados, que tratam dos interesses da classe. Realiza eventos e ações, como cursos, palestras, workshops, feiras, entre outras.
  • ACINFAZ Mulher – Conselho que congrega mulheres empresárias, executivas e profissionais liberais interessadas em trocar experiências. Ajuda a ampliar a rede de relacionamento e fortalece a importância do papel da mulher no desenvolvi­mento social e econômico.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]

03. Desenvolvimento econômico

Em busca constante da evolução econômica da cidade, a ACINFAZ promove ações e parcerias com o objetivo de proporcionar um cenário favorável aos negócios, crescimento estratégico e fortalecimento da economia local.

O PROFAZ – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande – é um dos exemplos do envolvimento da entidade neste pilar. A ideia surgiu por volta de 2005, onde membros da ACINFAZ buscaram inspiração na cidade de Maringá. Em 2019, o PROFAZ foi constituído a partir da mobilização da sociedade civil organizada e dos poderes públicos constituídos. Criado pela Lei Municipal n.º 1.319 de 24 de outubro de 2019, tem como principais objetivo reunir lideranças locais, afim de planejar e executar ações voltadas para uma cidade melhor.

Outro exemplo de ação voltada ao desenvolvimento do município, é a Campanha de Natal, que incentiva as vendas e circulação de capital em Fazenda Rio Grande. Mantém parceria com várias instituições, tudo dentro da finalidade de criar ações que apoiam o desenvolvimento econômico, exemplos: capacitações, palestras, rodadas de negócios, feiras, etc. Além dessas ações, a ACINFAZ incentiva e busca inspirar novos empreendedores e está constantemente aberta para atender tudo o que fomente a economia local.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text font_size=”18″]OS PRÓXIMOS PASSOS

Para 2020, a ACINFAZ pretende realizar diversas ações de apoio aos associados, tudo voltado para aumentar o nível de competitividade, o fortalecimento empresarial e o desenvolvimento do município. Confira algumas das ações:

Capacitação

A entidade planeja e irá investir muito em ações voltadas para a capacitação empresarial. O plano é se aproximar ainda mais de instituições parceiras, para o fortalecimento e estímulo do empreendedorismo. Mesmo que o associado já tenha participado de diversas capacitações, sempre é importante se atualizar. Por isso, esse ano a ACINFAZ promoverá vários cursos, palestras e um grande evento de empreendedorismo no segundo semestre.

Campanha de Natal

Outra visão de futuro, é a inovação na tradicional campanha de natal. O projeto é que seja reformulada, afim de chegar mais próximo de atender as necessidades e desejos tanto dos empresários, quanto dos consumidores. A ACINFAZ pretende realizar pesquisas de campo para identificar as demandas da cidade.

Redes Sociais

Em 2020, tem o plano de investir ainda mais na redes sociais, com o objetivo de dar mais visibilidade nas ações da entidade, oportunizar aos associados a divulgação de seus negócios e mostrar os atrativos da cidade. Serão investidos esforços e recursos no facebook, instagram e youtube, com material exclusivo e de abrangência local.

 

PORQUE SER ASSOCIADO?

Para manter os trabalhos que vem sendo realizados e executar os projetos futuros, é de vital importância que o quadro de associados seja preenchido pelo maior número de empresas possíveis. Todo associado contribui com uma mensalidade, para que a entidade consiga realizar de forma eficiente sua missão.

Para Marcos Vicente, representante comercial da ACINFAZ, o principal objetivo da Associação é oferecer oportunidades e promover ações que, de alguma forma, sejam de utilidade para as empresas. “Nosso foco é atender os empresários de diversos segmentos e portes. Na questão de capacitação de funcionários, crédito, publicidade, realização de campanhas promocionais, etc”. Ele comenta que os eventos realizados têm objetivo de oferecer ao empresário e o funcionário conhecimento e ampliação do networking. “Convidamos a todos a se associarem, participarem e visualizarem como é a Associação Comercial, uma entidade que tem muito a somar com todas as empresas”.

Renata Letícia Doná, coordenadora da Câmara Setorial dos Advogados da ACINFAZ (CSA), conta que associou em setembro de 2016, pois havia sido convidada a integrar a CSA e participar de uma reunião. “Estou associada porque sou associativista! Hoje eu componho a diretoria e sou coordenadora desde abril de 2017”. Ela conta que estar na entidade é muito relevante para sua vida, pois foi por meio da ACINFAZ que descobriu a auto responsabilidade. Também teve oportunidades de participar de cursos e aprender conceitos de gestão e empreendedorismo. “A importância de se associar é a possibilidade de novas parcerias comerciais e a conquista de novos clientes. A ACINFAZ trouxe para mim conexão com várias pessoas, não só da minha área, mas de diversos setores”, comentou.

Empresário, faça parte dessa rede. Vem crescer com a gente!

ACINFAZ – Somar forças. Multiplicar resultados.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]